sábado, 25 de outubro de 2014

ROBINSON É A CONTINUIDADE DO GOVERNO DO DEM, QUE FAZ PARTE DA COALIZAO DE HENRIQUE : AS LINHAS CONFUSAS DE UMA POLÍTICA MORIBUNDA



Na reta final de campanha, os marqueteiros de Henrique Alves tenta colar em  Robinson Faria, a imagem do governo Rosalba Ciarlini. A continuidade do governo do DEM seria uma “tragédia” para o RN, dizem os que votam em Henrique.

E qual seria a principal força do argumento? O fato, indelével, de que Robinson Faria AINDA é vice-governador do RN e, portanto, é parte integrante do governo moribundo do DEM.

Bem, na política atrasada do RN, rompimentos e alianças são normais, feitas as expensas do povo, com os clãs e grupos buscando conseguir mais espaço ou preservar os já existentes e, colocar esse tema como diferencial de campanha  é cínico e expressa o que os clãs pensam do eleitor potiguar.

Dizer que Robinson Faria “não presta” porque já se aliou com “todos”, de Wilma ao PMDB, passando pelo DEM, é falacioso e ampliando essa lógica, nenhum político do RN presta, principalmente os dos principais clãs familiares. Alves e Maia se aliam e se repelem desde 1978. Wilma já se aliou com o PMDB e já foi seu adversário. Os Maia e os Rosado, que ocupam o DEM, já travaram ferozes combates com Garibaldi e Henrique e depois se juntaram.

Sejamos francos, em 1981 Geraldo Melo rompeu com Lavoisier Maia, de quem era vice, para apoiar Aluizio para o governo do RN e renunciou. Esse foi o único vice que rompeu e na história do RN há centenas de casos de vices que romperam e não renunciaram.

Na busca por ultrapassar um surpreendente Robinson faria, os peemedebistas buscam reescrever o passado, coisa que aliás fazem muito bem, desde que preservem a “sua” história.

Robinson Faria rompeu com o bloco PMDB/DEM/PSD em outubro de 2011 pois os Rosado e os Maia viram uma ameaça de Robinson, ao fundar o PSD, em “tomar” seus deputados. O isolaram politicamente e o vice, se sentido “desprestigiado”, o que não é nenhuma novidade no RN, rompeu. Não renunciou, mas tornou-se um fantasma, sem nenhum poder.
Outubro de 2011 : Robinson anuncia rompimento com o governo do DEM/PMDB
 Os Aves romperam com Rosalba em agosto de 2013, alegando “dificuldades de relacionamentos” e que “não eram ouvidos”. Dizem os fofoqueiros que vendo a nau do DEM naufragar, o PMDB, que já se preparava para lançar Henrique candidato em 2014, tinha que cair fora e se desvencilhar de qualquer imagem do governo Rosalba.
Agosto de 2013 : Os Alves anunciam rompimento com o governo do DEM
 Então basicamente a diferença entre Henrique e Robinson é que, um caiu fora e o outro ficou no barco, mesmo que como clandestino? Seria isso SE não tivesse um pequeno detalhe : quem governa o RN é o DEM. O DEM de Agripino rompeu com o DEM de Rosalba e aderiu à candidatura de Henrique. Oficialmente o DEM, que governa o RN, está na coalizão de Henrique e, usando, a lógica distorcida dos clãs, se Henrique ganha as eleições haverá uma certa continuidade já que o DEM estará, de novo, no governo.
Henrique e Agripino : o DEM continuará no poder?
 Ao focar a figura de Robinson para tentar liga-lo ao continuísmo, o PMDB entrou por um caminho sinuoso e escorregadio, já que no pântano em que vivemos tem lugar para todos.

O que, ao meu ver, diferencia Robinson de Henrique, são os arcos de aliança em que se construíram as duas candidaturas e que, podem servir como pressuposição de que tem-se duas visões distintas de desenvolvimento de mudança da cultura política do nosso estado.

Robinson Faria, que não é nenhum progressista e nem construiu sua carreira política entre as forças de esquerda, uniu-se à essas forças para quebrar o status quo vigente aqui. Pode ter feito isso, e acho que foi, ao ser preterido duas vezes, uma no grupo de Wilma e outra no governo do DEM/PMDB. Robinson é um desgarrado.

Nestas eleições Robinson Faria pode entrar para a história do RN como o político que iniciou um processo de reconstrução da política do nosso estado, fazendo um governo de fato progressista, ou poderá voltar ao seu campo natural e fazer acordos com os clãs tradicionais e continuarmos na mediocridade. Ele tem o apoio do PT e do PCdoB, que lhe deu um vice e terá o apoio da senadora Fátima Bezerra (PT).

As apostas são altas e eu darei meu voto a Robinson Faria e esperarei que o RN se liberte dos clãs, ou pelo menos comece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.