quinta-feira, 14 de março de 2013

OS CLÃS DO RN E A "BANDA VOOU"



Há uma frase que bem representa o panorama político e administrativo do RN: a banda voou. Na verdade, diante do chiste com que vem se caracterizando o (des) governo da aliança DEM-PMDB-PR, comandado pelo chefe do clã Rosado, Carlos Augusto, e gerenciado por Rosalba Ciarlini, falar em “gestão” seria atentar contra a inteligência dos mais atentos. A afasia produz caricaturas de discursos pelos gestores e seus aliados.
A seca vem assolando o estado, mas seca é algo normal dentro da zona climática local e não deveria assombrar os clãs que vampirizam o estado há décadas. O que há de novo nessa seca? Nada! A novidade é que, na atual gestão, a forma de como os clãs governam ficou escancarada.
Os clãs decidindo nada sobre coisa alguma
Nas últimas semanas vimos o teatro dos clãs. Seus chefes Agripino, Garibaldi, Henrique, Carlos Augusto, Rosalba e João Maia ajustaram suas “divergências”, como, aliás, vem fazendo desde 1978, quando montaram a “paz pública”. O roteiro é o mesmo. Um clã no poder, aliado a outro clã. Perto das eleições os chefetes de um dos clãs começam a “reclamar” e ensaiam rupturas. É o caso do deputado estadual Kéops que deu entrevistas reclamando do governo e agora é dito que poderá assumir uma secretaria. Nada de novo.
O caso da seca é emblemático. Até manifestações estão sendo organizadas pelo interior como “grito pelas águas”, coisa que o sertanejo faz desde quando as primeiras cabeças de gado pisaram o semiárido local. O que se pede? As mesmas coisas que se pediam no início do século XX. O que os clãs dirigentes dizem? As mesmas coisas que os Albuquerque Maranhão e os clãs do algodão diziam. Outro fato emblemático. Em plena seca, a Secretaria de Agricultura tá sem titular há cinco meses e o governo faz de conta que está tudo tranquilo. Descaso ou omissão? Provavelmente os dois juntos.
O caos instalado no sistema carcerário, a crise dos hospitais, as interdições parciais do Centro Educacional do Pitimbu e do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciad),[1]são uma amostra do “modo DEM” de governar. Obviamente, os comissionados vem e virão a público para dizer que o estado está “tomando as providências necessárias”.
Aliás, como sempre, veremos os deputados da base falarem em “potencialidades”, “desafios” e outros verbetes mais, como forma de produzir uma sensação de que estão preocupados com a situação de milhares de potiguares que vivem sob o tacão dos clãs e castigados pela seca.
A sociedade potiguar está vivenciando um festival de aberrações que deveriam servir para que começasse um amplo movimento cívico para expulsar politicamente estes clãs e arejar a nossa tão sofrida política.




[1] http://jornaldehoje.com.br/estamos-em-estado-de-falencia-total-do-sistema-socioeducativo-diz-juiz-da-infancia-e-juventude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.