domingo, 17 de março de 2013

O CONCLAVE DOS CLÃS E A AFASIA POLÍTICA DO RN



Estamos no TRICENTÉSIMO TERCEIRO MÊS do (des)governo da aliança DEM-PMDB-PR e as coisas andam de mal a pior. Menos para os clãs é claro, já que as burras[1] do estado estão muito bem obrigado e cujo sistema mantém-se firme e seguro.
Num estado cada vez mais pobre, a alegria dos clãs é a mesma.
Os hospitais estaduais acumulam dívidas que são vergonhosas[2] e que mostram claramente a “preocupação” dos clãs com a saúde da população, a não ser em época de eleição, quando saem como vampiros em busca do seu sangue vital, o voto. Nas cadeias os presos literalmente apodrecem e o governo simplesmente ignora as decisões judiciais. A seca assola o interior e o governo se mostra tão rápido e objetivo nas ações quanto Pedro Velho e os seus chefetes no final do século XIX.
Os fricotes entre os membros do governo continuam e a reunião do chamado “conselho político”[3], um conclave de conchavos e futricas, realizada neste sábado, parece ter sido tão útil para a população quanto assistir um jogo da dama pela televisão. Aliás, a tal reunião serviu para que os beicinhos dos aliados se tornassem públicos, mais uma vez, num jogo de cena patético.
Walter Alves e o conclave : vou não!
O deputado estadual Walter Alves (PMDB), um dos quatro deputados do PMDB a ter assento na Assembleia Legislativa[4], local aprazível em que encostam ex-prefeitos e chefetes dos pequenos clãs e que vivem trocando amabilidades em discursos monocórdicos, que foram convidados pela governadora Rosalba Ciarlini, fez o papel de amuado e disse que não participaria da reunião.

Kelps : amuado e querendo secretaria
No grande teatro da hipocrisia, o outro deputado, o Kelps Lima (PR)[5] que chegou a ser cogitado que iria para o PT, e que deu algumas declarações aburradas sobre os “compromissos” do governo estadual, quer por que quer a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a menina dos olhos de Henrique Alves, que a utilizará para construir seu discurso para 2014.
Carlos Augusto Rosado, o “big boss” do clã Rosado, e que hoje tem mais força do que José Agripino, não tem muita simpatia em dar mais espaço a Garibaldi Alves e Henrique Alves, aliados de Dilma Roussef no plano nacional a quem deverão apoiar e prontos a abocanhar o governo do RN em 2014.
Com o domínio absoluto da política do RN, os clãs se digladiam internamente sob o olhar atônito de uma esquerda que tem se mostrado incompetente politicamente em romper com esse sistema semi-feudal, e que ficam a espera das “grandes decisões”, para traçarem suas táticas. O reboquismo fortalece o sistema e os clãs, alheio ao que acontece abaixo do seu Olimpo, se refestelam com os espaços obtidos na administração pública e no poder, mantém o firme controle político da pequena capitania.


[1] Arca ou cofre que servem para guardar objetos de valor e dinheiro.
[3] Deverão participar a governadora Rosalba Ciarlini (DEM); o chefe do gabinete civil, Carlos Augusto Rosado (DEM); o presidente da Assembleia Lagislativa, Ricardo Motta (PMN); Henrique e Garibaldi Alves. O comparecimento de João Maia e dos quatro deputados do PMDB não foi confirmado.
[4] Ou outros são Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Nélter Queiróz.
[5] Para quem não lembra, Kélps Lima foi secretário de Mobilidade Urbana, apoiador firme de Micarla de Sousa, já passou pelo PPS de Wober Júnior, e só saiu do governo micalista, em abril de 2010, para se candidatar a deputado estadual sob a asa de João Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.