sábado, 10 de novembro de 2012

ONDE FICA A "CASA-DE-MÃE-JOANA"? NO RN ORA BOLAS.


A expressão “Casa-de-mãe-Joana” parece ser sinônimo de administração pública no RN. A frase popular, surgida nos idos do século XIV e que se remete a falta organização ou uma situação em que vale tudo, e onde impera a balbúrdia e a confusão, se enquadra quase que perfeitamente ao que vivenciamos nesta quadra potiguar.

As portas da Farmácia Popular foram fechadas no RN, devido ao lamentável fato de que o incompetente governo estadual não renovou o contrato com a empresa que operava o programa. O contrato venceu no final de outubro e o competentíssimo governo estadual agora é que está “avaliando juridicamente” o processo, o que pode empurrar a reabertura desse Programa, que beneficia diretamente as camadas mais pobres da população, para 2013. 
 
Rosalba e Claudia Regina em Mossoró : festa na Casa-de.mãe-Joana?
Natal, entrementes, está descobrindo que o governo que devastou Natal nestes quatro anos, o fez de forma corrupta e apropriou-se do erário público. E em Mossoró o Ministério Público acusa a candidata vencedora das eleições deste ano, Claudia Regina, um títere do clã Rosado, de "compra de votos" e, por tabela, a governadora Rosalba Ciarlini de utilizar a máquina pública para apoiar Cláudia.

Há denúncias e mais denúncias de corrupção descarada de prefeitos e vereadores, sendo que vários deles já respondem processo. A lista é longa e a população do interior do estado, sob violenta seca, se vê às voltas com a mais absoluta inoperância dos governos (municipal e estadual). 

Há também uma dívida da Prefeitura de Natal com a mesma empresa que administra as Farmácias Populares. Nesse caso a dívida é com o pessoal que trabalha no programa SAMU. 

Demétrios : Arena das Dunas não preocupa (ele é claro!)
Para completar o cenário da mediocridade, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou documento em que afirma que o RN pode não receber os recursos para as obras da Copa do Mundo de 2014, que ocorrera depois do Fim do Mundo, cuja data, para os maias, 21 de dezembro deste ano. O documento foi prontamente rebatido por Demétrio Torres, secretário Extraordinário (sic) para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014 ao afirmar que a situação do Arena das Dunas “não é preocupante”.Não é preocupante para ele, é claro!

O RN, desde 2008 mergulhou no conservadorismo e no reacionarismo, pautado por representações conservadoras na Câmara de Deputados e no Senado e pelo controle dos clãs das duas principais cidades do RN e mais o governo do RN. Controle total, que inclui a Câmara Municipal de Natal e Mossoró, a Assembleia Legislativa e um judiciário que, até certo ponto, tem raízes profundas dentro desses clãs.

São tempos negros para o RN, e teremos que esperar até 2014, para ver se as coisas mudam prá valer ou se  continuarão mudando para ficar sempre do mesmo jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.