quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Noventa e cinco anos da Revolução Russa de 1917 : a memória de um momento que marcou a história da humanidade


Lenin falando aos operários e camponeses
Em 7 de novembro de 1917 o mundo mudara. Depois de 12 anos de intensa agitação política contra o regime czarista e 9 meses de luta acirrada pelo poder, os bolcheviques[1], liderando forças operárias e comandando as chamadas milícias vermelhas, derruba o moribundo governo de Alexander Kerenski e se instala no poder. A história da humanidade seria reescrita daí por diante.

Passados 95 anos desde aquele evento, e quase 21 anos desde o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a chamada Revolução Socialista de Outubro[2] ou de Revolução Russa de 1917, a história e a memória desse evento tem sido “reescrita” por seus detratores ou “esquecida” por aqueles que deveriam reafirmá-la diariamente diante do peso do Capital sobre a sociedade do século XXI.

Bolcheviques russos
Da Revolução Socialista forjou-se o primeiro Estado operário da história da humanidade, que enfrentou uma invasão de 14 nações e uma guerra civil (1918-21), um período de graves lutas internas (1928-31), uma guerra mundial (1941-45), que custou a vida de 28 milhões de soviéticos, mas que influenciou, por todo o mundo, a criação de organizações políticas que propunham mudanças profundas nas estruturas arcaicas vigentes.

Vladimir Ilicht Ulianov - Lenin
Os revolucionários de 1917, tendo a frente Lenin, podem e devem ser vistos como aqueles que, pelo ideal de libertação do operariado, ao lado do campesinato, tiveram a coragem e a audácia de romper com uma estrutura secular e re-montar uma nação, baseada em novos princípios. Munidos da vontade revolucionária, este homens e mulheres encararam a colossal tarefa de retirar o campesinato do mundo feudal e o operariado das relações laborais iníquas a que estavam submetidos e assim o fizeram.

Os comunistas do século XXI devem reverenciar essa data, como marco da história das transformações da humanidade. Devem estudar essa Revolução para compreender sua evolução contraditória. Devem se debruçar sobre seus resultados, para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.

Mesmo deformada pela historiografia anti-comunista, a Revolução Socialista resiste ao tempo. É comemorada no seu berço e pelos partidos que defendem o marxismo-leninismo como a melhor forma de organização partidária que busque mudanças e transformações profundas na sociedade e, por conseguinte, servir de base para encarar essa luta.



[1] Em 1903 o Partido Operário Social-Democrata da Rússia -POSDR, nascido em 1898, cindiu-se em duas facções : os bolcheviques (maioria em russo) e os mencheviques (minoria em russo. Lenin tornou-se o líder dos bolcheviques. Em 1912 os bolcheviques formam o POSDR (bolchevique). Em 1918 o partido passa a denominar-se Partido Comunista da Rússia (bolchevique) – PCR(b). Em 1925, depois da formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, o PCR(b) passou a denominar-se Partido Comunista da União Soviética (bolchevique) – PCUS(b) e em 1952 o nome “bolchevique” foi retirado do nome. Em agosto de 1991 o PCUS foi declarado ilegal e toda a sua estrutura passou para o estado russo. Em fevereiro de 1993 os remanescente do PCUS na Rússia, fundam o Partido Comunista da Federação Russa – PCFR, que assume o legado histórico do PCUS.

[2] Pelo antigo calendário gregoriano, adotado na Rússia antes de 1917, a data é de 25 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.