domingo, 12 de outubro de 2014

NA DISPUTA ELEITORAL A MÁSCARA DA DIREITA CAI DEFINITIVAMENTE : GOLPE MIDIÁTICO EM MARCHA.



A pesquisa divulga, e alardeada nesse final de semana, do Instituto Sensus, sob o nome de “Pesquisa IstoÉ/Sensus”, revela que a luta política ultrapassou os limites da nossa frágil democracia. A entrada de membros da Polícia Federal, de juízes do Judiciário, das oligarquias que controlam os meios de comunicação e da elite paulista, na corrida presidencial, com toda a força de que dispõe, expressa que a luta de classes vive e opera de forma violenta no nosso país.
A manipulação dos dados, como aumentar os pesos das amostras de forma desproporcional, e a apresentação da pesquisa, que foi feita pela própria Census, mas que aparece como IstoÉ/Sensus, para, quem sabe, dar credibilidade a um instituto cujo dono foi vice de Aécio Neves, mostram natureza dessa “pesquisa”. Aliás, realizada no mesmo período dos institutos IBOPE e Datafolha, que davam empate entre os dois candidatos, a distorção estatística é tão escandalosa que certamente “obrigará” aos outros dois Institutos, adequarem suas metodologias, para que os resultados não sejam tão diferentes. A direita precisa de uniformidade para passar a sensação de normalidade.
A direita enfim mostrou sua face. E de maneira contundente, pois mobiliza abertamente todos os seus recursos contra o Partido dos Trabalhadores (PT). Não aguentam mais o PT no comando do governo federação. Cansaram de negociar; de se valer do PMDB para negociar seus interesses. Querem ESTAR no poder. E Aécio, um medíocre senador que é de Minas Gerais e mora no Rio de Janeiro, tornou-se um símbolo dessa aliança. A Direita que, em certo momento, insuflou Marina Silva, mas viu a sua inconsistência ideológica e, por conseguinte, não confiável, fez uma manobra de recuperar Aécio e assim fez.
Essa é a Direita brasileira e é bom que se recupere a memória de 1964, pois o Golpe de abril de 1964, embora tenha sido efetuado, e depois comandado pelos militares, foi montado e articulado pelos partidos direitistas e por organismos da sociedade civil, inclusive muitos institutos de pesquisa. A memória do brasileiro, condicionada pelo que a Globo diz e “revela”, já apagou os condicionantes desse Golpe. Se tivéssemos uma memória, veríamos que o que estamos presenciando é um GOLPE, feito abertamente e que não utiliza tanques, mas os instrumentos que a democracia dispõe.
Mais do que isso, a Direita, quando se organiza em conjunto, tem um poder que não deve ser desprezado. O uso de tecnologia e das redes sociais, novo campo de luta política, mostra que a Direita pode mobilizar um exército para “criar um ambiente”, não precisando, portanto, das marchas de 64, que preparavam o terreno para o Golpe. As débeis tentativas do PT em denunciar, perante a Justiça, as ações da Direita, são como uma criança de 10 anos enfrentar Mike Tyson.
A Esquerda tupiniquim, muito mais defensora da democracia do que a Direita, tem permanecido na defensiva desde o processo de redemocratização. Sofreu um golpe em 1989, quando a Globo manipulou o processo eleitoral de maneira tão escandalosa que virou matéria em todas as esferas da academia; foi esmagado pela mídia em 1994 e 1998, quando foi taxada de “antinacional”, enquanto o Plano Real devorava empregos, fazia explodir a dívida pública e inaugurava a “privataria”; em 2002, quando a eleição de Lula foi mostrada como prenúncio de uma “devastadora fuga de capitais”, o que não ocorreu; em 2005, quando TODA a mídia, e a extrema-esquerda acusaram o PT de ser uma quadrilha de bandidos; e em 2009, quando o governo passou a ser taxado de “ditadura petista”.
O processo eleitoral desse ano revelou a luta de classes, que de tão complexa, coloca oprimidos defendendo opressores, mas que revela uma burocracia corrupta, que infesta o Estado brasileiro e que, por várias razões, quer um governo tucano, pródigo em enterrar processos de investigação; mostra que fascistas, reacionários, anti-lulistas, anti-petistas e toda a esfera de reacionários, está apostando na sua volta ao poder.
No lado da esquerda, agora vendo que a Direita quer definitivamente o poder, a mobilização, embora tardia, começou a acontecer. As centrais sindicais estão se mobilizando; as organizações sociais, que receberam pouca atenção do governo nesses anos, também se posicionam a favor do governo; e várias dissidências do PSB, aliado do governo desde 1989, mas que abraçou o “tucanato” agora, ameaça a unidade de um partido moribundo ideologicamente.
A batalha vai ser dura e, ao contrário da Sensus, que age como operadora do sistema, o resultado tornará o Brasil um “tucanistão” neoliberal ou continuaremos avançando.
Que vença o Brasil que avança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.