segunda-feira, 15 de julho de 2013

NATAL VAI APRESENTAR OITO PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA : SERÁ QUE DESSA VEZ DÁ CERTO?



Natal é uma cidade em reconstrução. Isso é fato. Mesmo os mais irascíveis opositores da atual administração sabem que o cataclismo administrativo pelo qual passou a nossa cidade não pode ser remediado em seis meses de gestão. O emperramento da burocracia, uma letargia política inerente ao sistema político instalado no RN e uma falta de recursos crônica, somam-se para tirar a paciência de quem precisa de serviços públicos em Natal.
E as manifestações que correram o país em junho tinha, em grande parte, um endereço certo : a mobilidade urbana. Hoje, a cidade de Natal encontra-se imersa num caos urbano, próprio de um crescimento desordenado e que está cobrando isso agora da população. Falar em mobilidade em Natal é falar de paciência. Paciência em depender de um transporte público que mais parece um favor das empresas privadas que usam uma concessão pública; de uma crônica falta de equipamentos públicos; de falta de vias seguras e que permitam o escoamento menos lento dos automóveis; e de ficar a mercê de grupos econômicos que fazem e desfazem sem ter de prestar contas à sociedade das consequências dos seus atos.
Agora, com a proposta apresentada pelo governo federal, de injetar mais R$ 50 bilhões em obras de Mobilidade Urbana, parece que a bola foi entregue aos gestores municipais para que, afinal, adiram à esses projetos e deixem de ser imóveis diante da complexidade crescente das cidades.
Elequicina vai defender projetos da Prefeitura em Brasília
A prefeitura de Natal, ciente dessas possibilidades, já anunciou que demandará oito projetos que somam R$ 258 milhões, para obras de mobilidade urbana. E nessa segunda (15) a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, irá a Brasília e apresentar no Ministério do Planejamento essas obras, que são nada mais, nada menos, obras engavetadas pela gestão Micarla de Sousa, a new pastora que deixou Natal no inferno enquanto ela entrava no mundo espiritual. Vejamos as obras:
1 – Reforma de dezessete ruas e avenidas de Natal, no valor de R$ 104 milhões, com a construção de mil terminais de passageiros, acabando com essas “coisas” onde hoje as pessoas se aglomeram para disputarem um lugar nos ônibus da nossa bela e desarrumada cidade.
2 – Construção de uma faixa exclusiva de ônibus, na estrangulada avenida Bernardo Vieira, pesadelo de milhares de natalenses, com 4,5 km, que vai até a avenida Xavier da Silveira. Além disso, serão construídos mais um túnel na Prudente de Morais e dois viadutos, um na Xavier da Silveira e outro na avenida Coronel Estevam. Total da obra? Cerca de R$ 45,7 milhões.
3 – Construção de um viaduto na avenida Bernardo Vieira, por cima da linha férrea, no valor de R$ 28,9 milhões.
4 – Construção de um túnel na avenida Alexandrino de Alencar, beneficiando 52 mil usuários diários que passam na avenida Hermes da Fonseca. A obra está prevista em R$ 25,7 milhões.
5 – Obra do entrocamento da avenida Prudente de Morais com a avenida Governador Tarcisio Maia, uma homenagem ao clã Maia, que custará R$ 25 milhões. A obra deve servir para desafogar o transito depois do término da duplicação da Prudente de Morais. Terá um viaduto e duas alças de ligação de 500 metros.
6 – Reestruturação da avenida Romualdo Galvão e da avenida Lima e Silva, com a construção de um viaduto de 220 metros, ligando as duas avenidas, além de um túnel de 185 metros na Lima e Silva, que se ligará ao complexo viário da Salgado Filho. O obra está orçada em R$ 21,6 milhões.
7 – Ligação de quatro zonas de Natal, através de ciclovias e ciclofaixas, no valor de R$ 11 milhões.  
8 – Construção da tão esperada obra do BRT (Bus Rapid Transit), que ligará a avenida Tomáz Landim à avenida Salgado Filho. Não se sabe exatamente o valor dessa obra.
            Agora é ficar atento e vigiar de perto se essas obras serão mesmo feitas, como serão feitas e é obrigação da sociedade civil organizada participar desse processo que realmente irá mudar, pelo menos na questão de mobilidade urbana, a face de Natal. Que os “acordados” fiquem acordados de fato e que os “apartidários” somem-se às organizações sociais na defesa desses projetos.

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