A autorização do reajuste das
passagens dos transportes coletivos (sic) de Natal, foi dada pelo Conselho
Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU), órgão colegiado ligado à
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Augusto Maranhão : Cadê o aumento? |
O reajuste autorizado foi de
9,1%, bem abaixo dos 18,2% pretendidos pelos donos das empresas, mas bem acima
do que pretendia a população, que era ZERO. A decisão foi tomada nesta quinta e
reflete a queda de braço entre os trabalhadores e os empresários, já que os
primeiros querem reajuste salarial de 15,0%, o que assombra o líder dos
empresários, o afobado Augusto Maranhão.
De imediato, setores do movimento
estudantil entraram em polvorosa devido ao voto do seu representante, Gleidson
Batalha, que foi favorável ao reajuste, e já emitiram nesta sexta uma nota de
repúdio ao seu representante, além de se posicionar de forma veemente contra o dito
aumento[1]. Os líderes estudantis prometem tirar o couro de Gleidson para fazer tamborim, o que seria algo muito doido para o representante que agora está ameaçado de sofrer a chata campanha do "ele não me representa".
Obviamente que as pessoas até
podem entender que, mesmo sendo uma concessão pública, as empresas que operam o
sistema são privadas, ou seja, buscam lucro. Ocorre que o escândalo começa
quando as planilhas que são discutidas entre os empresários, o setor público e
o movimento social, são feitas sob o controle do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Municipio de Natal (SETURN), o sindicato que
representa os empresários do setor[2].
Só um quadrúpede aceitaria esse fato como normal. Mas parece que os quadrúpedes
infestam a burocracia municipal.
Transporte coletivo em Natal : em troca de péssimos serviços um reajuste. |
Aumentar as passagens de ônibus
quando o sistema de transporte é uma tragédia, com péssimo serviço e com uma
frota que, cá entre nós, faz vergonha, é simplesmente olhar para o usuário e chama-lo
de imbecil, já que é muito provável que o sistema mantenha-se nos atuais
patamares de mediocridade.
Carlos Eduardo : e agora? |
O prefeito Carlos Eduardo agora
tem um abacaxi nas mãos e nos próximos dias veremos como ele vai descascar.
Autorizar o reajuste, mesmo não sendo o pretendido pelos empresários, é manter
a mesma prática de submeter-se a lógica de “montagem” do preço do transporte
coletivo público pelo setor privado, e isso enfurecerá parte da população que não vê nada positivo com uma nova tarifa. Não autorizar o reajuste é comprar uma
briga com o poderoso SETURN e ir, inclusive, contra a decisão do Conselho, o
que pode dar motivo para um “lokout branco” dos empresários, empurrando a
população contra a prefeitura.
Os próximos dias serão decisivos
para esse embate que promete.
[1]
Assinaram a nota a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Diretório Central dos
Estudantes da UFRN (DCE-UFRN), o Diretório Central dos Estudantes da UNP (DCE-UNP),
o Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Maurício de Nassau, a União Brasileira de
Estudantes Secundaristas (UBES), a Associação Potiguar de Estudantes
Secundaristas (APES) e a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas
(UMES).
[2] http://www.cartapotiguar.com.br/2013/05/10/pelo-retomada-do-direito-de-regular-o-aumento-da-passagem-ja/
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