sexta-feira, 10 de maio de 2013

AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS EM NATAL : PÉSSIMOS SERVIÇOS E NOVA TARIFA.



A autorização do reajuste das passagens dos transportes coletivos (sic) de Natal, foi dada pelo Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU), órgão colegiado ligado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. 

Augusto Maranhão : Cadê o aumento?
O reajuste autorizado foi de 9,1%, bem abaixo dos 18,2% pretendidos pelos donos das empresas, mas bem acima do que pretendia a população, que era ZERO. A decisão foi tomada nesta quinta e reflete a queda de braço entre os trabalhadores e os empresários, já que os primeiros querem reajuste salarial de 15,0%, o que assombra o líder dos empresários, o afobado Augusto Maranhão.

De imediato, setores do movimento estudantil entraram em polvorosa devido ao voto do seu representante, Gleidson Batalha, que foi favorável ao reajuste, e já emitiram nesta sexta uma nota de repúdio ao seu representante, além de se posicionar de forma veemente contra o dito aumento[1]. Os líderes estudantis prometem tirar o couro de Gleidson para fazer tamborim, o que seria algo muito doido para o representante que agora está ameaçado de sofrer a chata campanha do "ele não me representa".

Obviamente que as pessoas até podem entender que, mesmo sendo uma concessão pública, as empresas que operam o sistema são privadas, ou seja, buscam lucro. Ocorre que o escândalo começa quando as planilhas que são discutidas entre os empresários, o setor público e o movimento social, são feitas sob o controle do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Municipio de Natal (SETURN), o sindicato que representa os empresários do setor[2]. Só um quadrúpede aceitaria esse fato como normal. Mas parece que os quadrúpedes infestam a burocracia municipal.

Transporte coletivo em Natal : em troca de péssimos serviços um reajuste.
Aumentar as passagens de ônibus quando o sistema de transporte é uma tragédia, com péssimo serviço e com uma frota que, cá entre nós, faz vergonha, é simplesmente olhar para o usuário e chama-lo de imbecil, já que é muito provável que o sistema mantenha-se nos atuais patamares de mediocridade.

Carlos Eduardo : e agora?
O prefeito Carlos Eduardo agora tem um abacaxi nas mãos e nos próximos dias veremos como ele vai descascar. Autorizar o reajuste, mesmo não sendo o pretendido pelos empresários, é manter a mesma prática de submeter-se a lógica de “montagem” do preço do transporte coletivo público pelo setor privado, e isso enfurecerá parte da população que não vê nada positivo com uma nova tarifa. Não autorizar o reajuste é comprar uma briga com o poderoso SETURN e ir, inclusive, contra a decisão do Conselho, o que pode dar motivo para um “lokout branco” dos empresários, empurrando a população contra a prefeitura.

Os próximos dias serão decisivos para esse embate que promete.



[1] Assinaram a nota a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Diretório Central dos Estudantes da UFRN (DCE-UFRN), o Diretório Central dos Estudantes da UNP (DCE-UNP), o Diretório Central dos Estudantes da Faculdade  Maurício de Nassau, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), a Associação Potiguar de Estudantes Secundaristas (APES) e a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (UMES).
[2] http://www.cartapotiguar.com.br/2013/05/10/pelo-retomada-do-direito-de-regular-o-aumento-da-passagem-ja/

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