sábado, 8 de dezembro de 2012

CARNATAL : ENTREGAR-SE À FESTA OU SER RANZINZA?

Não. Eu não gosto do Carnatal. Não gosto das músicas. Não gosto da festa em sí. E dai? Milhares gostam, curtem esse arremêdo de música, embora eu duvide que alguém, no meio do fuzuê se importa com ritmo, melodia ou seja lá o que saia dos horrores musicais dos eternos Chicletes, Claudias e das duplas sertanejas, transformadas em "axé-forro brega" por um passe de mágica. Nada disso importa.

Carnatal é um momento mágico, em que os tímidos se lançam em busca de beijos e afagos, mesmo que durem um empurrão de tempo. É festa dos jovens e velhos, todos irmanados pelo gosto duvidoso. É a alegria dos que se embebedam e dos que recolhem a vultuosa quantia gerada pelo festeiro.

O Carnatal é uma festa que, segundo a Intertv Cabugí, insuspeita no apoio ao momo, faz saltitar mais de 250 mil pessoas todos os dias, em meio à construção do Arena das Dunas.Ora,  250 mil pessoas equivalem a 31,3% de TODA a população natalense, o que, convenhamos, é muita gente.

Outros, ranzinzas como eu, afirmam que esta festa está encolhendo a olhos vistos e afirmam que o número de foliões não chegam a 100 mil por noite (12,5% da população), que ainda é muita gente. Tem gente até que quer ir contar um a um, só para provar que não a cidade que está encolhendo e sim a festa.

Mas o debate que, mais uma vez passará ao largo é sobre o IMPACTO que esta festa, realizada a 21 anos, causa na cidade. O que ela repercute nas finanças públicas; o que ela EFETIVAMENTE gera de EMPREGO, que é diferente de OCUPAÇÃO; o que ela deixa como legado há cada ano.

Políticos de TODOS matizes tem sido vistos alegres e festeiros, afinal são milhares de votos pulando feito pipoca. E alguns nem sequer foram vistos por lá, o que pode indicar bom gosto ou reconhecimento da (des)importância da festança. Eu não sei.

Esperemos o Carnatal de 2013 para ver se os dirigentes dessa cidade terão a CORAGEM de debater essa festa que mobilizam 1/3 da cidade e IMOBILIZA os outros 2/3. Esperemos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.