segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

BAIXO CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA EM 2012 : HORA DE AGIR?


O Brasil deverá crescer 1,03 % em 2012. Os dados são do Banco Central e mostram que o nosso país reduziu seu crescimento, abaixo inclusive de 2011, quando cresceu 2,7%. Os opositores receberam essa informação com júbilo. É hora de atacar!

O necessário é ter em mente que o capitalismo sofre a maior crise da sua história, e exatamente no seu coração, o que certamente leva e levará o sistema a fazer duríssimos ajustes e que, sem dúvida, já afetam milhares de trabalhadores europeus. Sem essa premissa, os comentaristas, especialmente os esquerdistas raivosos e os direitistas furibundos, que andam unidos nos seus discursos, continuarão a tentar passar a ideia que a “culpa é do governo”.

Tavares : Europa metida numa crise estrutural.
Como a octogenária economista Maria da Conceição Tavares disse, na peculiar forma de expor sua fúria teórica, a Europa está literalmente socada numa crise estrutural que ataca as bases de sua reprodução. Evidentemente que as palavras da sábia economista não tiveram, não tem e não terão repercussão na grande mídia, até porque, boa parte do chamado “jornalismo econômico” carece de conhecimento e produz balelas diárias que poderiam ser muito bem colocadas no lixo ou em outro lugar menos higiênico.

A verdade é que há uma certa letargia do Governo em fazer investimentos em áreas estratégicas, consideradas necessárias para o desenvolvimento da economia, mas também é fato de que, a cada movimento que o Governo faz, uma horda de defensores da economia de mercado se insurge contra a “intervenção do Estado na economia”. As anêmicas intervenções do governo refletem o seu perfil contraditório, já que, embora suas medidas macroeconômicas deem um certo sobre-fôlego para escapar da crise, a timidez em dirigir a economia faz com que a cadeia produtiva não se mexa.

O Governo baixou os impostos e promoveu a desoneração fiscal, além de manter a perspectiva de redução das taxas de juros. Mas o setor privado não reagiu à altura. Manteve um olhar pessimista, e com razão, para a Europa.

Mantega : prisioneiro do Superávit Primário?
E o grande vilão é o próprio governo, pois não bate de frente com o superávit primário, que impede literalmente investimentos produtivos, desviando recursos para o pagamentos dos juros. Mantega, certamente um progressista, tem se mostrado muito fiscalista, o que o afasta do verdadeiro alvo : a cirandinha financeira.

A ladainha, monótona, da"grande mídia", de entupir o noticiário com a "bola da vez", Rosemary, é um atestado da incopetência do jornalismo de mercado que, por sua vez afeta o raciocínio dos articulistas de plantão, meros reprodutores de bobagens, e da oposição, que perdida na incompetência política, tenta montar o mesmo discurso que Carlos Lacerda fez na década de 50 : contra a corrupção.

 Ao chamado "cidadão comum", imerso no seu cotidiano turbulento e metódico, cabe esperar melhores dias para a economia brasileira e que o Governo assuma, de vez, o papel de dirigente de uma economia que pulsa, mas que dá pequenos sinais de arritimia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.