sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

21 DE DEZEMBRO: ENTRE AS BOBAGENS DE "FIM DO MUNDO" E AS LEMBRANÇAS DOS FATOS RELEVANTES


É verdade que o Mundo, pelo menos o mundo dos que estão nesse fuso horário, ainda não acabou, embora boa parte do “outro mundo”, lá no Oriente já esteja no dia 22 de dezembro. O calendário Maia, interpretado de acordo com as crendices e outras besteiras produzidas pela contemporaneidade, afinal não significa NECESSARIAMENTE o fim da existência humana. E não vamos perder tempo com essas coisas inúteis.

Mas podemos relembrar, através da chamada “cultura inútil”, fatos históricos que surtiram algum efeito na humanidade, ou seja, que MUDARAM mas não destruíram o mundo.

Em 1620, chegam às terras americanas do leste (Massachusetts), do norte, os primeiros peregrinos para tentar a sorte, fugindo das perseguições religiosas. São o primeiro núcleo populacional do futuro Estados Unidos da América (EUA), que hoje lidera a humanidade através da política imperial.

Stalin: até hoje desperta paixões e ódios extremos
Nesse dia, em 1879, nascia numa vila miserável da longínqua Geórgia, hoje um protetorado norte-americano, Joseph Vissarionovitch Djugashvilli, que mais tarde seria chamado de Koba e posteriormente de Stalin, o “Homem de Aço”, que conduziu os destinos da União Soviética entre 1924 e 1955, e ainda assombra muita gente por ai.

Pierre e Marie Curie: pioneiros da ciência moderna
Nesse dia, em 1898, Pierre e Marie Curie, após vários anos de trabalho , descobriram dois novos elementos químicos. Um foi nomeado como polônio em referência a seu país nativo, e o outro, rádio devido a sua radioatividade intensa. Pierre e Marie Curie foram premiados com o Prêmio Nobel da Física em 1903, "como reconhecimento pelo extraordinário serviço prestado em suas pesquisas conjuntas sobre os fenômenos da radiação". A radioatividade faz parte ou não das nossas vidas hoje?

Bormam, Anders e Lovell : os primeiros a orbitar a Lua.
Em 1968, os EUA lançaram a Apollo 8, tripulada pelos astronautas Bormam, Lovell e Anders, os primeiros a entrar em orbita lunar.
Nesse dia foi legalizado o DIVÓRCIO no BRASIL.
São datas relevantes e não essa bobagem de fim de mundo.

Um comentário:

  1. Bobagem ou não bobagem. Quem define isso?! Afinal de contas muitas pessoas venderam o que tinham a preço de banana pra levar dinheiro suficiente pra comprar seu pedacinho no céu, depois do Fim do Mundo, hj. E agora?! rs

    ResponderExcluir

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.