segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O RN DA SECA ESPERA O CARNATAL : E VIRÁ UMA GRANDE ESCURIDÃO?


O "povo" na visão da nossa elite
Faltando exatos dez dias para começar mais um evento rocambolesco e decadente, no caso o famoso Carnatal, deveríamos parar um minuto antes de nos deixar levar pela mixórdia do momento. Antes de sairmos em turba, para comprar um pedaço de pano para sermos chacoalhados, beliscados e bolinados em meio a sujeira e ao cheiro acre daquele líquido excrementício segregado pelos rins, donde corre pelos ureteres para a bexiga, poderíamos pensar em nossa cidade e em nosso estado.

O palco do Carnatal é uma visão oposta à alegria inebriante dessa festa de momo, já que a saúde, educação, transporte e segurança são palavras desconhecidas para o cidadão natalense.Os desmandos de quatro anos de surrupio de recursos públicos, sob o olhar cúmplice de um balcão de negócios chamado Câmara Municipal de Natal, deixou a outrora bela cidade em pedaços. Mas não é só Natal que está sofrendo sob o tacão das elites locais.

Para a “classe” política, formada por máfias, clãs, grupos e uma horda de puxa-sacos e malfazejos, os números divulgados pelo IBGE sobre a economia do RN nos últimos dez anos, soam como um trovão que, se chegar aos ouvidos da “massa amorfa”, idiotizada e lânguida, podem estremecer a base secular de dominação que prende a terra de Poti ao atraso e ao servilismo.  Muitos já ensaiam o discurso da desqualificação dos números do IBGE e certamente burocratas desse governo virão a público para “explicar” o que não tem explicação.

Tivemos de amargar o tenebroso último lugar dentre as economias nordestinas no período de 2002 a 2010[1], com relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto da riqueza gerada no RN mas que sabidamente é abocanhada por uma elite anacrônica e reacionária.

Em 2010 crescemos bem menos (5,1%) que o Brasil (7,5%) e o Nordeste (7,2%) e deveremos amargar mais um ano de crescimento pífio, se não for nulo ou negativo, devido à desaceleração da economia nacional.

A seca devasta o RN e os deputados querem ir "ver de perto".
Assistimos, entrementes, ao espetáculo dos deputados que já se apressaram em fazer viagens inúteis para verificar, in loco, os danos causados pela seca, como se estes não fossem visíveis. Reuniões, peregrinações à Brasilía e o velho e secular discurso sobre os efeitos da seca repetem um bordão que o sertanejo conhece desde o século XVII, quando começou a ocupar as paragens ressequidas do semi-árido.

Claro que quando estivermos sacolejando as nossas ancas de classe média durante os festejos de Carnatal, não teremos olhares e muito menos pensamentos para as mais de 500 mil pessoas que estão em situação desesperadora. Afinal de contas o que é mais importante? As belas e torneadas pernas da estonteante e pueril Ivete Sangalo ou um sertanejo suado e de boca seca?

Um comentário:

  1. "(...) Antes de sairmos em turba, para comprar um pedaço de pano para sermos chacoalhados, beliscados e bolinados em meio a sujeira e ao cheiro acre daquele líquido excrementício segregado pelos rins, donde corre pelos ureteres para a bexiga, poderíamos pensar em nossa cidade e em nosso estado." "(...) Claro que quando estivermos sacolejando as nossas ancas de classe média durante os festejos de Carnatal, não teremos olhares e muito menos pensamentos para as mais de 500 mil pessoas que estão em situação desesperadora. Afinal de contas o que é mais importante? As belas e torneadas pernas da estonteante e pueril Ivete Sangalo ou um sertanejo suado e de boca seca?"

    TRADUÇÃO: Se vc's quiserem podem continuar se vendendo por pouco pra esquecerem que o nosso governo é uma M...! Mas depois que o CARNATAL passar com toda sua euforia e imundície que deixa nossa cidade ainda mais podre de suja e feia, o nosso estado vai continuar fazendo parte desse quadro calamitoso e nada vai ter se resolvido no sertão!

    ResponderExcluir

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.