sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O FOGO DA IMPROBIDADE EM RIO DO FOGO


Rio do Fogo
Rio do Fogo localiza-se a 81 km de Natal, no litoral norte e adquiriu sua autonomia em 1995, do município de Maxaranguape. Lugar acolhedor, com pouco mais de 10 mil habitantes, boa parte deles dedicados à pesca e a pequenas lavouras. 

Tudo muito “natural”, como gostam os neo-ambientalistas e onde ficam as belas praias de Zumbi e Pititinga. É lá também, que se localiza um dos dois parques eólicos do RN, de propriedade espanhola (Iberdrola).

Mas o que fez com que Rio de Fogo viesse a ser noticia hoje foi o fato de que o ex-prefeito, Túlio Paiva, e o ex-secretário de administração, Fábio Henrique de Góis Carvalho, foram denunicados pelo Ministério Público Federal do RN por terem metido a mão em R$ 48.170,91 em recursos federais que foram destinados  reconstruir casas populares. Detalhe : apenas 39,8% das obras foram realizadas.

Túlio Paiva, José Agripino e Laerte Paiva, recém-eleito
Os dois ex-dirigentes municipais (sic) foram denunciados pelos crimes de apropriação de rendas públicas (pena de reclusão de dois a doze anos, perda de cargo e inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública), dispensa indevida de licitação (detenção de três a cinco anos e multa), falsificação de documento particular (reclusão de um a cinco anos e multa) e falsidade ideológica (reclusão de um a cinco anos e multa) e ainda pela utilização de documentos falsificados[1].

Em janeiro de 2012, o TCE já havia condenado o ex-prefeito Túlio Paiva (1997-2004) a devolver R$ 29.813,50 devido a observação de gastos sem a destinação específica.

Rosalba Ciarlini e Túlio Paiva : 
Túlio Paiva foi o primeiro prefeito do recém-criado município de Rio do Fogo. Dócil seguidor do "sistema" agripinista-rosalbista, conseguiu eleger seu irmão, Laerte (DEM) nas eleições deste ano.

Com apenas 17 anos de vida, a adolescente Rio do Fogo já pode entrar na lista dos municípios dilapidados por dirigentes inescrupulosos, guiados pelas oligarquias estaduais.



[1]  http://tribunadonorte.com.br/noticia/mpf-rn-denuncia-ex-prefeito-de-rio-do-fogo-por-apropriacao-de-recursos-federais/236749

Um comentário:

  1. Se cumprirem ao menos metade das penas dadas juntamente com a pastora Micarla eu já ficarei muiiiito satisfeita. Mas têm que ser reclusão em detenção de segurança máxima, senão ela escapole!

    ResponderExcluir

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.