terça-feira, 6 de novembro de 2012

FUZUÊ NA UFRN : ENTRE A DEMOCRACIA E A "PORRADOCRACIA"


 Na véspera do feriado de finados, a UFRN foi sacudida por eventos que mostram que os conceitos e concepções do que vem a significar democracia, podem ser lapidados de acordo com quem se apropria dela.

A esmagadora maioria da população natalense e quiçá a do RN, nunca deve ter ouvido falar no CONSUNI, e sequer sabe o que significa, o que não é nenhuma supresa, visto que esta instância de representação está dentro dos muros da UFRN e se debruça, inexoravelmente sobre temas da instituição.

Ocorre que na quarta-feira passada, 31, “esse tal” CONSUNI, que é a sigla de Conselho Superior Universitário, reuniu-se no auditório da Reitoria para debater e deliberar sobre a ADESÃO (ou não) da UFRN à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, uma empresa pública, mas de caráter privado, o que significa que não está vinculada ao regime estatutário e sim ao da CLT, que terá autonomia com relação a formas de contratação de serviços, em outras palavras, poderá comprar sem o processo de licitação, além de poder estabelecer contratos sem as amarras ritualísticas da burrocracia. A empresa pública foi criada, após um intenso e acalorado debate nacional, coisa que não houve aqui, pela Lei Federal n° 12.550, de 15 de dezembro de 2011.

É bom lembrar que a proposta , feita ao apagar das luzes do governo Lula, foi VOTADA na Câmara dos Deputados, em setembro de 2011, e por 242 votos a favor, 112 contra e 4 abstenções**, foi aprovada. No Senado, em meio a tumultos e manifestações, a proposta foi também aprovada por 42 votos contra 18.

Passado o episódio, emergiram versões e fabricaram-se versões. Os arautos do final dos tempos, formada pela escumalha neo-fascista do PSTU, mais os seguidores do sindicalismo anarco-sei-lá-o-que e da vanguarda do atraso do movimento estudantil, que tem o nome de ANEL*, vinculada ao PSTU, entraram em transe, achando que esse episódio retiraria nós, pobres mortais, da letargia da dominação e nos levaria ao nirvana revolucionário. 

A discussão em torno das mudanças feitas pelo governo quanto aos hospitais universitários, foi frouxamente tratada em TODOS os meios de comunicação e não recebeu a devida atenção daqueles que deveriam informar à população sobre os impactos dessa mudança. O mal costume de ranger os dentes parece ter prevalecido.

O que se destaca nesse episódio é a FORMA de como pequenas, mas pequenas mesmo, organizações estão reformulando o conceito de democracia representativa. Os eventos revelam o apelo à força e a desconsideração de que instâncias ELEITAS deveriam ser minimamente respeitadas. Mas em nome da "guerra às privatizações", e contra o "sistema lulo-petista", esse exército do final dos tempos, que vem assombrando, não de hoje, os corredores da UFRN, tentam impor a "porradocracia" como forma nova de compensar sua incompetência em formar maiorias.
 
Resta saber se prevalecerá a "democracia", com seus defeitos e deformações própria das suas contradições, ou a "porradocracia" dos talibãs tupiniquins.


* Assembléia Nacional dos Estudantes Livres, financiada e doutrinada pelo PSTU.


** Na bancada do PCdoB, que foi liberada para votação, 7 deputados votaram a favor e 6 contra. Já a bancada do PT, cuja liderança encaminhou voto favorável, teve 59 votos a favor 4 contra e 1 abstenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.