quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ELEIÇÕES NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL : MACAIBA : O RETORNO DO "CHEFE"


O município de Macaíba, bem perto da capital (16 km), e fazendo fronteira com Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, recebe impacto do crescimento de Natal. Tem 70.600 habitantes, e com uma área de 512,5 km². O município, que tem um pequeno distrito industrial, espera a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), aprovada em 2010, para alavancar a economia local.

 Nas eleições deste ano, as duas principais candidaturas nasceram no mesmo núcleo familiar : a família Cunha.
Fernando Cunha (PMN)
Fernando Cunha, o “Dr. Fernando”, foi lançado por uma aliança entre o PMN de Ricardo Motta, o DEM e o PTB, do deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza. Em 2011 Fernando era um “liderado” do vice-governador Robinson Faria e quando este assumiu o PSD tudo levava a crer que o seu grupo iria de mala e cuia para os braços do vice-governador. Não foi. O rompimento de Robinson com Rosalba provocou, de imediato, o recuo de Fernando, que preferiu permanecer ao lado de Ricardo Motta, o novo dono do PMN e, portanto, garantir a força do governo estadual na disputa local.

Marília Dias (PMDB), atual prefeita, fora lançada pelo “Dr. Fernando”, seu cunhado, em 2008, e ocupava a secretaria-adjunta de Saúde do município, sendo auxiliar de sua irmã, esposa de Fernando Cunha.  Mas já em 2009 Marilia romperia com Fernando, acusando de querer “mandar na prefeitura”. Em 2010, apoiou firmemente a candidatura de Ezequiel Ferreira de Souza no município, e abraçando, além de Ezequiel, a candidatura de Wilma de Faria ao Senado. Mas em junho desse ano a prefeita rompeu com Ezequiel e aliou-se definitivamente aos Alves, que era seu inimigo em 2010 “elegendo” como seu novo líder, Walter Alves.

Também recebeu o apoio do vice-governador Robinson Faria (PSD), adversário dos Alves no nível estadual. Em junho desse ano o seu vice, Auri Simplicio, rompeu com a titular e bandeou-se para os lados do “Dr. Fernando”.

Luiz Gonzaga Menguita, o “Dr. Menguita” lançou-se por uma coligação liderada pelo PSB e recebeu o apoio do ex-prefeito Luiz Gonzaga Soares. Dibson Nasser, segundo deputado estadual mais votado em Macaiba em 2010, deu seu apoio à essa coligação.Mas ela não decolou, prisioneiro da polarização entre Fernando Cunha e Marilia.e não passou de 6,7% dos votos.

A tentativa de Marília confirmar sua liderança não deu certo. Fernando Cunha a bateu com 52,5% dos votos, contra 40,8%.

A coligação vencedora na majoritária, só elegeu 3 vereadores ( DEM), contra 2 do grupo do “Dr. Menguita” e 8 pertencentes à coligação que apoiou atual prefeita. Uma situação interessante, mas não necessariamente preocupante visto que as acomodações não tardarão a acontecer.

Um comentário:

  1. A oligarquia sempre se articulando para não perder o posto principal, e mostrando que mesmo quando há divisões na burguesia, procedem-se numa unidade quando o poder está ameaçado. Sintomático.

    ResponderExcluir

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.