terça-feira, 13 de novembro de 2012

COMEÇOU MAIS UM ATO DO GOLPE CONTRA GEORGE E RANIERE : VEREMOS JUSTIÇA?


George Câmara (PCdoB) e Raniere Barbosa (PRB) : golpeados por uma caneta
Embora muito se diga sobre a memória ou a desmemoria do povo brasileiro, me parece que o Golpe contra as urnas, tornado público com a decisão do douto juiz eleitoral Verlano Queiróz que, de uma canetada só, apagou solenemente os mais de 27 mil votos dados à coligação União por Natal II e que, por tabela, detonou a reeleição de George Câmara (PCdoB), considerado o parlamentar do ano em 2010, e de Raniere Barbosa (PRB), foi tão grave que gerou a reação dos segmentos democráticos da sociedade natalense.

Verlano e Edvan : alguma coincidência?
Em 27 de outubro os advogados de George e Raniere, entraram com um pedido de suspeição do juiz Verlano, alegando que (pasmem!!) o juiz fora advogado de defesa do vereador Edvan Martins, um dos dois beneficiados pelo golpe eleitoreiro.

O mais escabroso é que, antes, os dois vereadores tinham feito um recurso contra a decisão de outro juiz, Ibanez Monteiro, que solicitara ao TSE que refizesse a lista das candidatos eleitos. E quem julgou esse recurso? O nobre Verlano que, indeferiu o pedido de George e Raniere DEPOIS que foi informado sobre pedido de suspeição. Teatro do absurdo!

E, de fato, a sociedade moveu-se. As redes sociais escancararam sua revolta contra a solércia da decisão e no dia 30 de outubro, no auditório (lotado) da Faculdade de Farmácia, uma manifestação foi realizada para que os corredores do TRE abrissem os olhos e ouvidos ao correto e justo.

E o juiz Verlano continua a chamar atenção já que  foi ELEITO hoje, em segundo lugar, para compor uma lista de seis nomes que os desembargadores[1] do Tribunal de Justiça do RN (TJ-RN), TODOS ELES INDICADOS, levarão à governadora (três indicações), e esta o nomeará desembargador, que ganhará um polpudo salário que ultrapassa R$ 30 mil. Nosso personagem, o ilustre juiz Verlano, foi o segundo mais votado por um nada nobre processo eleitoral entre os advogados da OAB-RN[2],e já teve um pedido de impugnação de seu nome por - vejam só - abuso de poder (sic).

Hoje, mais um capítulo dessa patética novela foi ao ar com a sessão ordinária do TER para analisar o processo de suspeição de Verlano. Dois juízes, Ricardo Procópio e Nilson Cavalcanti, acataram a tese de suspeição.Mas o juiz Virgílio Paiva pediu vistas do processo, o que interrompeu a votação.

Embora essa atitude dos dois juízes possam indicar a recuperação da imagem do TRE-RN, não se pode afirmar que a justíça prevalecerá, já que no Rio Grande do Norte os interesses das oligarquias tem poderes bem além de  leis e normas da sociedade civil.

Esperemos o próximo ato do teatro do absurdo.


[1] Dos 15 desembargadores, 12 estão aptos a votar. Destes, 2 deles (Rafael Godeiro e Oswaldo Cordeiro) estão afastados por responder processo na Justiça. Dos 10 restantes, um se aposentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.