terça-feira, 30 de outubro de 2012

ELEIÇÕES NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL : NÍSIA FLORESTA E O REINO DAS OLIGARQUIAS.


Localizada na microrregião de Macaíba e na mesoregião do Leste Potiguar, o município tem uma área de 306 km² e uma população de 23.818 habitantes (IBGE,2010). Com um PIB girando em torno dos R$ 660,1 milhões (IBGE,2008), situa-se numa área privilegiada do litoral, contando com praias (pequena parte de Pirangi, Búzios, Barra de Tabatinga, Camurupin e Barreta ) em que o ramo imobiliário foi extremamente bem sucedido, além da carcinicultura e onde há um forte potencial para o setor turístico.

Camila Ferreira - DEM
Em Nísia Floresta, os grupos e clãs estavam firmemente unidos e engajados em eleger seu candidato, na figura da jovem arquiteta Camila Ferreira, da coligação “União do Povo” (DEM/PP/PMDB/PSC/PR/PPS/PSDB/PSD), que somou Alves, agripinistas, o grupo de João Maia e até o “grupo” do vice-governador, Robinso Faria. Faria, que troca sopapos com os rosalbistas-agripinistas, apoiou os mesmos naquela cidade.

Do “outro lado” estava Marize Leite, do menos que desconhecido Partido Republicano Progressista (PRP), mas que é a herdeira política do finado ex-prefeito, Almir Leite (falecido em 2007), agregou o apoio do PSB wilmista, do PT, do PCdoB, e de outras siglas menores, entre elas o PHS de Fábio Dantas,  na coalizão “Força do Povo”. Marize, vice-prefeita da gestão George Ney, tio de Camila Ferreira, acabou sendo excluída desse grupo e as “ações” de George Ney passaram a se concentrar na eleição de sua jovem sobrinha.

Marize contou com o apoio direto de Fátima Bezerra (PT) e da bela deputada estadual Gesane Marinho, que é do PSD, mesmo partido do vice-governador, que apoiou a outra candidatura! A deputada estadual do PSD, apoiou a candidatura de uma coligação que é contra o seu partido! Mas não se espantem, pois o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), ignorou solenemente seu partido e apoiou a candidatura de Camila, do DEM.

Venceu Camila, com 57,5% dos votos e sua coligação elegeu TODOS os 11 vereadores da Câmara Municipal local (PMDB, 4: DEM, 2 ; PSD, 2; e o  PSDB, PPS e PR, com 1 cada).  

Em Nísia Floresta as oligarquias, grupos e clãs deram uma demonstração de força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.