terça-feira, 30 de outubro de 2012

ELEIÇÕES NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL : VERA CRUZ


Iniciaremos a análise introdutória das eleições municipais na Região Metropolitana de Natal, pelo pequeno e pobre município de Vera Cruz.


Com uma área de 92,1 km², localiza-se na região do Agreste Potiguar e tem pouco mais de 10.000 hab. (IBGE, 2009) e um PIB de R$ 25 milhões (IBGE,2005). É distante 41 km de Natal. A atividade predominante é a agricultura. Em 2009 o município passou a fazer parte da Região Metropolitana de Natal, projeto de autoria do deputado estadual Arlindo Dantas (PMDB) que, na época, justificou a entrada do município “por estar perto de São José Mipibú e Monte Alegre”. Nada mais justo né?

JOão Paulo Braga (PMDB)
O prefeito eleito, João Paulo (PMDB), que recebeu o apoio do atual prefeito, Marcos Cabral, na coligação “Seguindo em Frente” terá uma bancada de 7 dos 9 vereadores (PSB, 4; PMDB, 2 e o PR, 1) e o PSD, que elegeu 2 vereadores, fará a oposição. 

 Com essa eleição mantém-se incólume a liderança da família Cabral (que vem desde a década de 90). O atual prefeito, que está a 8 anos no poder, indicou seu sobrinho, um jovem imberbe e pouco conhecido, mas que carregou peso da força da máquina e da riqueza da família Cabral, cujo poder econômico no município é inconteste.

O PT, nessa cidade, aliou-se ao DEM e ao PSDB, integrando a coalizão “É A Vez do Povo”, cuja candidata foi Marleide Borges (PSD), atual vice-prefeita. Essa candidatura foi ungida pelo vice-governador Robinson Faria, chefe do PSD no RN.

Em Vera Cruz, os Alves, donos do PMDB do RN, não ofereceram nenhuma resistência ao apoio do PSB, da ex-governadora Wilma de Faria. A aliança reuniu o apoio dos Alves, de Wilma e de João Maia, chefe do PR.

E o aliado estadual do PDMB, o DEM, de Agripino, formou ao lado do desafeto de Rosalba, Robinson, defenestrado pelo clã que governa o RN e que se refugiou no PSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.