sexta-feira, 28 de junho de 2013

REFORMA POLÍTICA JÁ !



Bem...agora vivemos uma nova fase da luta política no Brasil. Diante da pressão das ruas e percebendo a necessidade de uma resposta contundente, a presidente Dilma meteu o dedo na ferida. Propôs uma consulta popular para que o eleitorado decida que tipo de sistema político deseja.
O enfurecimento das oposições, que acusam Dilma de “desviar o foco”, a reação “azeda” do Partido da Imprensa Golpista (PIG), cujos expoentes máximos são a Rede Globo e o pasquim de quinta categoria chamado Veja, anima aqueles que desejam, enfim, enterrar esse sistema apodrecido e que causa náuseas a cada dois anos.
Líderes dos partidos da base aliada, suas lideranças no Senado e na Câmara, se reuniram ontem (27) com Dilma, que vai encaminhar uma proposta ao Congresso até terça-feira, dois de julho e fecharam questão na defesa do plebiscito, à exceção do Partido Popular (PP), que defende o referendo.

E a população, de uma forma geral, incluindo os “acordados” e “apartidários” terão que se debruçar sobre o lado árido da luta política, que é a luta institucional pela mudança. É necessário, a partir de agora, que os movimentos sociais iniciem a batalha da informação num país desinformado.
Os “acordados” e os “apartidários”, mas também os organizados, terão que enfrentar a desinformação programada da mídia, o oportunismo do DEM, do PSDB e do PPS, o fisiologismo do PMDB e as incertezas da base aliada. Não há nenhuma garantia que a proposta a ser plebiscitada, expresse mudança de fato.
O sistema político brasileiro, basicamente desconhecido pela esmagadora maioria da população, tem servido para que as oligarquias, os clãs e os grupos se encastelarem no poder e de lá não sairem, não importando que os governos mudem. Os carrapatos são muito espertos.
O desconhecimento é a arma mais poderosa dessas forças e elas já estão disputando esse novo espaço aberto. E a melhor forma de ganhar essa disputa é informando, em primeiro lugar como funciona o atual sistema político e defender o que é melhor para a participação política do eleitorado. Democracia dinâmica e direta, mas sem demagogia e a saída fácil dos extremos.
Não imaginemos, entretanto, que mudar o sistema político é a redenção da política no Brasil. O sistema pode até mudar, mas as pessoas e as classes sociais não mudarão como num passe de mágica. Nada garante que, de repente, a ira contra a corrupção desperte um “senso moralizador” nas raposas que tomam conta do galinheiro, e sabemos que o RN, por exemplo, tem um exército muito bem organizado de raposas que ocupam as três esferas do poder sem muito esforço.
Primeiro passo? Explicar como funciona o sistema político atual. Segundo passo? Defender as propostas que representam avanços.
Alea jacta east!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.