segunda-feira, 10 de junho de 2013

O RN E O ANJO DA MORTE : SAMAEL É BEM-VINDO AQUI?



Ao ler notícias sobre mais 15 mortes (até ontem) violentas ocorridas na Grande Natal, entre elas a de um jovem travesti, de 13 anos, cujo corpo, encontrado na BR-304, dá mostras de que o RN vive sob o domínio das trevas da incompetência e da mais absoluta falta de respeito aos direitos básicos da cidadania: o direito a vida.
Se podemos falar do anacronismo do sistema política brasileiro, no caso do RN o Anjo da Morte, parece ter decretado seu fim há muito tempo. A cidadania, entregue aos clãs, vegeta entre as eleições, buscando nessas famílias uma redenção para o vazio político que vive as terras de Poti.
No RN, o tripé republicano é capenga e nem adianta ficar falando sobre eles, porque que as pessoas com um mínimo de senso de observação já perceberam isso. Para piorar, vivemos há décadas sob governos incompetentes, omissos e com outros adjetivos que prefiro nem perder tempo citando. O destaque é para esse que agora “governa” nosso estado, que chega ao seu último ano, sob o manto protetor da infame aliança DEM-PMDB, e que mostra a face dos clãs: total descompromisso com os cidadãos.
Samael veio para ficar?
Samael, como a tradição hebraica denomina, espalhou suas asas sobre o RN e o que se vê a inanição dos serviços de saúde, onde as pessoas adquirem a condição de “coisas”, jogadas pelos corredores dos hospitais; a falência dos serviços públicos, com o DETRAN-RN parado há mais de um mês; com o colapso da educação pública. O “povo”, espremido nos belos e limpos ônibus ou vivendo os horrores da péssima qualidade do transporte intermunicipal, espera uma “ajuda divina”, porque no plano terreno “necas de pitibiriba”.
A audácia dos clãs se revela na montagem da patética cena que estamos presenciando, do troca-troca de partidos, das insinuações sobre a quebra da aliança DEM-PMDB e das fofocas intra-clã, que enoja o mais informado e entorpece o “povão” e aqueles que acreditam que a solução está no rol de “belíssimos” elementos, que insistem em ser chamados de “políticos”, que empestam as câmaras municipais e a Assembleia Legislativa.
A Dança dos Vampiros dos “politicanalhas”, o amorfismo da sociedade potiguar, a conivência de vários segmentos mais informados com essa escória e a falta de uma opção que seja vista como algo plausível, lança o RN num limbo em que o horizonte acinzentado não nos permite prevê um futuro melhor.
Mas a luta continua.

Um comentário:

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.