terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ALBERT DICKSON É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE NATAL : MUDANÇAS PARA MANTER A MESMICE


Neste primeiro dia do ano de dois mil e treze, tivemos a eleição da presidência da Câmara de Vereadores da destruída Natal. Os 29 vereadores, 8 a mais do que a legislatura anterior, começaram seus trabalhos, cujo primeiro ato foi o de eleger o presidente, antes de partirem para o veraneio e as churrascadas amadoras.

Serão nada menos do que 16 partidos se engalfinhando por pequenos nichos de poder e, a julgar pelo perfil da Câmara, vai ser de medíocre prá baixo. Sete partidos terá um representante (PCdoB, PSD, DEM,PMN, PSDC, PSTU e PRB); outros sete terão duas cadeiras (PR, PV, PSDB, PHS, PMDB, PT e PSOL) e dois partidos, PP e PSB, terão quatro vereadores.

Dickson : eleito pelo "grupo dos 20"
Sem muita surpresa Albert Dickson, do Partido Progressista (PP), foi eleito presidente da Câmara de Vereadores , com 21 votos dentre os 29 vereadores eleitos. Amanda Gurgel (PSTU) e Hugo Manso (PT) se apresentaram como candidaturas “alternativas”, ou seja, sabiam que eram meros figurantes. Hugo teve 5 votos e Amanda, recebeu o voto da bancada do Exército do Final dos Tempos e da Vanguarda do Atraso.

E olhando quem votou em quem, percebe-se que o jogo de interesses, individuais e de grupos, nada tem a ver com o resultado das urnas. Como assim? Ora, a candidatura de Alberto Dickson nasceu em reuniões de gabinetes, numa somatória de interesses que poucos sabem o que, de fato, foi acordado.

Carlos Eduardo, com minoria na Câmara, parece ter preferido o insosso Dickson, do que um Fernando Lucena (PT), cuja retórica agressiva provocou vaias na posse. E o apoio da sua bancada, que tem 4 vereadores, parece indicar isso.

Mas é interessante ver quem votou nos 3 candidatos, para termos uma pequena ideia do que nos espera :

Votaram em Albert Dickson:

Adão Eridan (PR), Albert Dickson (PP), Aquino Neto (PV), Aroldo Alves (PSDB), Ary Gomes (PP), Bertone Marinho (PSD), Bispo Francisco de Assis (PSB), Chagas Catarino (PP), Dagô (DEM), Dickson Nasser Júnior (PSDB), Dr. Franklin Capistrano (PSB), Eudiane Macedo (PHS), Felipe Alves (PMDB), Jacó Jácome (PMN), Julia Arruda (PSB), Julio Protásio (PSB), Luiz Almir (PV), Maurício Gurgel (PHS), Professora Eleika (PSDC), Rafael Motta (PP) e Ubaldo Fernandes (PMDB).

Votaram em Hugo Manso:

Paulinho Freire (PP), Hugo Manso (PT), George Câmara (PCdoB), Fernando Lucena(PT) e Raniere Barbosa (PRB).

Votaram em Amanda Gurgel:

Sandro Pimentel (PSOL), Marcos “do PSOL” e Amanda Gurgel (PSTU).

A eleição de Albert Dickson já antecipa que a mesmice parece ter deitado raízes profundas na Câmara e teremos que conviver com essas bizarrices políticas por muito tempo ainda.

Um comentário:

  1. Agora que ele conseguiu o que queria é que não vai mais ligar para os pobres coitados que acreditaram nele, mesmo!

    ResponderExcluir

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.