segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

NOVO SECRETARIADO DE NATAL : PRONTOS PARA RECUPERAR NATAL?



Bastou Carlos Eduardo anunciar os primeiros nomes do secretariado e a oposição, por enquanto refugiada nas páginas de O Jornal de Hoje, já se espevitou, reclamando que o futuro prefeito acabou nomeando pessoas que já tinham participado da gestão anterior, coisa que o então candidato Carlos negara.

Dácio Galvão : tarefa de recuperar a cultura de Natal 
Sem perder tempo com essa besteira desatinada, é interessante dar uma olhada no novo secretariado e já observar o comportamento do futuro prefeito com relação ao mastodonte burocrático e ineficiente que é a prefeitura municipal de Natal, que conta com 27 cargos do primeiro escalão e provavelmente centenas nos segundo, terceiro e outros escalões menores. Carlos já acena para uma reforma administrativa para enxugar o gigante burocrático e modorrento. A correria será grande.

O que se viu são nomes que trouxeram alento para certas áreas, como é o caso de Dácio Galvão que retornará à Secretaria Municipal de Cultura. Respeitado no meio artístico por sua trajetória na presidência da FUNCARTE (2004-8), ou de Cipriano Maia, um petista histórico que decidiu enfrentar o Diretório Municipal do PT de Natal, que ordenara aos seus militantes que não participassem da gestão que vai se iniciar. Cipriano está herdando um sistema falido e corrompido, o que revela o gigantismo de sua tarefa futura. E ainda vai ter enfrentar seu próprio partido.

Aliás Cipriano, junto com Virgínia Ferreira, são nomes que vieram do PT, embora esta seja muito mais um nome de Carlos Eduardo, e por isso mesmo não foi surpresa sua saída do PT.

Justina Iva: 
reorganizar o caos na educação
Na educação, também em estado calamitoso, estará à frente Justina Iva, um nome já conhecido nas administrações municipal e estadual. Apesar de filiada ao PCdoB, sendo inclusive uma dos seus dirigentes estaduais, é um nome da confiança de Carlos. Nada a ver com o partido, segundo alguns amuados comunistas.

O fato é que a montagem do novo secretariado, obedece a um critério que precede a tudo: o da confiança. E não adianta ficar com essa ladainha de “cargos técnicos” porque toda e qualquer nomeação obedece ao critério político.

Carlos Eduardo, no cipoal em que se meteu, se mexe com um pé na política tradicional, aquinhoando seus aliados, como Robinson e Agnelo, e aponta para gestores progressistas. Resta sabe ser essa fusão dará certo.




Um comentário:

  1. Os nomes são bem concisos e aceitos por todos, agora e pagar pra ver !

    ResponderExcluir

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.